O MASA E A ARTE

O MASA e a arte

Alunos do colégio terão aulas de arte em todas as séries

Pintar e bordar é uma expressão corriqueira quando o assunto são crianças. Mas a proposta do MASA é levá-la a sério: em todas as séries do colégio os alunos terão aulas de arte, voltadas para aprimorar a expressão, a criação e a percepção do mundo dos pequenos.

Ao longo dos séculos, o homem tem usado o desenho, a pintura e a escultura para se expressar e buscar conhecer o universo que o cerca. As crianças também utilizam a arte nesse processo. É o que explica xxx, professora de artes do MASA. De acordo com ela, "a arte é uma linguagem rica em possibilidades, que amplia o conhecimento do mundo e da cultura, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de criação e produção".

A arte é uma via privilegiada para potencializar as descobertas. Por este motivo é tão importante explorá-la desde a primeira infância. O processo, para as crianças, passa pela magia e pela lógica. "Primeiro vem a mágica, o rabiscar e o explorar. A seguir, a descoberta, quando o olho encontra a mão e descobre que foi essa mãozinha que deixou a marca. Começa então o estudo profundo de possibilidades e observações do que a mão consegue fazer. Por fim, as representações em um despertar simbólico, onde tudo flutua, até se organizar logicamente no espaço", explica xxx.